Glossário Nutricional

Saiba mais sobre os nutrientes presentes em Nutren Senior.

  • Cálcio

    O cálcio é um dos principais minerais constituintes dos ossos.

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    Cálcio

    O cálcio é um dos principais minerais constituintes dos ossos, o qual é responsável pela “dureza” e por garantir resistência e proteção aos tecidos moles. Nosso esqueleto é o principal reservatório no organismo, uma vez que abriga, juntamente aos dentes, 99% do total de cálcio do corpo.

    Benefícios

    • Fortalecimento dos ossos

    A principal fonte de cálcio para a maioria das pessoas é o leite e seus derivados, uma vez que apresentam elevada quantidade por porção e já fazem parte da mesa dos brasileiros. As verduras verdes escuras, como a couve e alguns frutos do mar, como determinados peixes, são consideradas fontes alternativas, mas em geral necessitam que maiores porções sejam ingeridas para que a necessidade seja atingida.

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Leite
    • Queijos
    • Tofu
    • Ovo Cozido
    • Brócolis
    • Espinafre
    • Couve
    • Sardinha
    • Semente de Gergelim
    • Soja
    • Lentilha
    • Linhaça
    • Grão de bico
  • Ferro

    Necessário para o normal transporte de oxigênio no corpo.

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    Ferro

    Necessário para o normal transporte de oxigênio no corpo, o ferro é componente de inúmeras proteínas (incluindo a hemoglobina), contribuindo para a normal produção de energia e eliminação de químicos indesejáveis no organismo.

    Benefícios

    • Transporte de oxigênio e formação do sangue
    • Sistema imunológico

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Peixes
    • Carne Bovina
    • Tomate
    • Aves
    • Beterraba
    • Couve-Flor
    • Limão
    • Laranja
    • Mamão
    • Abóbora
  • Fibras

    As fibras promovem melhor digestão e aumentam a saciedade.

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    Fibras

    As fibras promovem melhor digestão e aumentam a saciedade. A ingestão de Fibras Alimentares está relacionada à redução de risco de desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, câncer de cólon retal, síndrome do cólon irritável, constipação e diverticulose

    Benefícios

    • Promove a absorção de nutrientes
    • Redução colesterol

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Hortaliças e tubérculos
    • Cereais
    • Leguminosas
    • Frutas
  • Fósforo

    O fósforo é muito importante para manter ossos e dentes saudáveis.

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    Fósforo

    Assim como o cálcio, o fósforo é muito importante para manter ossos e dentes saudáveis, além de ser indispensável para o funcionamento adequado do sistema nervoso. Em geral, alimentos ricos em proteína também possuem grandes quantidades de fósforo. Boas fontes desse mineral são carnes, aves, pescados, ovos, vísceras, leite e derivados, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais.

    Benefícios

    • Bom funcionamento do cérebro
    • Auxílio na formação de proteínas
    • Construção óssea
    • Fornecimento de energia

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Soja
    • Amêndoa
    • Leite Desnatado
    • Castanha-do-Pará
  • Magnésio

    Possui ação anti-inflamatória, anti-infecciosa, e atua no crescimento e regeneração de tecidos.

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    Magnésio

    Possuindo ação anti-inflamatória e anti-infecciosa, o mineral também atua no crescimento e regeneração de tecidos. Com o envelhecimento, a quantidade do nutriente no organismo tende a diminuir. O magnésio está presente em alimentos vegetais verde-escuros, legumes, peixes, oleaginosas, leite e derivados, cereais integrais e cacau.

    Benefícios

    • Saúde Óssea e Cardiovascular
    • Regulação dos níveis de açúcar
    • Absorção de outros nutrientes

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Tofu
    • Amêndoa
    • Avelã
    • Semente de Abóbora
    • Caju
    • Nozes
  • Potássio

    Proporciona o equilíbrio hidroeletrolítico e é responsável pelo bom funcionamento dos músculos e das células nervosas.

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    Potássio

    Proporcionando o equilíbrio hidroeletrolítico, o nutriente também é responsável pelo bom funcionamento dos músculos e das células nervosas, ajudando a prevenir doenças. Frutas e as hortaliças são excelentes fontes do mineral. Mas, vale ressaltar que o cozimento em água promove redução significante da quantidade de potássio. Portanto, recomenda-se que esses alimentos sejam consumidos preferencialmente crus ou, quando não for possível, que sejam cozidos com o mínimo de água ou utilizando-se a técnica de cozimento no vapor, para minimizar perdas. As carnes, os produtos lácteos e os cereais também contêm quantidades relevantes de potássio.

    Benefícios

    • Redução da Pressão Arterial
    • Produção e Manutenção de Energia
    • Equilíbrio do Metabolismo
    • Bom funcionamento da transmissão nervosa e músculos

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Laranja
    • Abacate
    • Mamão (formosa)
    • Banana (nanica)
    • Uva (rubi)
    • Melão
    • Couve manteiga crua
    • Cenoura crua
    • Queijo minas (frescal)
  • Proteína

    Proteínas constituem um dos componentes essenciais da dieta.

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    Proteína

    Proteínas constituem um dos componentes essenciais da dieta, sendo o seu consumo necessário ao longo de toda a vida. São os principais componentes estruturais e funcionais de todas as células do corpo, e responsáveis pelo funcionamento de todo o organismo, tais como participar da construção e manutenção dos tecidos musculares.

    Benefícios

    • Construção e manutenção dos tecidos
    • Formação de hormônios e anticorpos

    As principais fontes de proteínas são alimentos de origem animal, não apenas por sua quantidade, mas principalmente pela qualidade nutritiva da proteína.

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Arroz
    • Grão de bico
    • Leite em Pó
    • Iogurte
    • Filé de peito de frango
    • Carne moída refogada
    • Feijão
    • Ovo de galinha cozido
    • Bisteca de porco
    • Soja Crua
  • Sódio

    O sódio é um mineral que tem como principal função auxiliar no equilibrio dos líquidos corporais.

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    Sódio

    O sódio é um mineral que tem como principal função auxiliar no equilibrio dos líquidos corporais. Deve-se, no entanto, evitar seu consumo abusivo, uma vez que o excesso de sal também pode causar alterações na pressão arterial. Para adultos saudáveis recomenda-se a redução da ingestão para o máximo de 2.000mg de sódio (equivalente à 5g de sal), podendo ser uma recomendação menor para os hipertensos.

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Sal de cozinha
    • Alimentos industrializados
  • Vitamina A

    Trazer benefícios para o sistema imunológico e tem função antioxidante.

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    Vitamina A

    Além de trazer benefícios para o sistema imunológico e ter função antioxidante, a vitamina A é um nutriente essencial ao ser humano, sobretudo nos momentos de crescimento e desenvolvimento. A vitamina A é encontrada em fontes de origem animal (fígado, gema de ovo e produtos lácteos) e em fontes de origem vegetal como óleos, frutas e vegetais.

    Benefícios

    • Sistema imunológico mais forte
    • Auxilia no desenvolvimento dos ossos

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Couve
    • Mamão
    • Agrião
    • Cenoura
  • Vitamina D

    A vitamina D é essencial para uma eficiente absorção de cálcio e fósforo

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    Vitamina D

    A vitamina D é essencial para uma eficiente absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. A luz solar ativa a ação da vitamina D no organismo. Alguns alimentos são fontes desse nutriente.

    Benefícios

    • Sistema ósseo
    • Sistema Imunológico

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Suco natural de laranja
    • Óleo de fígado de peixe
    • Salmão grelhado
    • Cavalinha grelhada
    • Atum enlatado em salmoura
    • Fígado de boi frito
    • Margarina fortificada
    • Cereal matinal fortificado
    • Ovo de galinha
  • Vitamina E

    A vitamina E tem função antioxidante que combate os radicais livres e neutraliza a oxidação das gorduras do corpo.

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    Vitamina E

    A vitamina E destaca-se por sua função antioxidante que combate os radicais livres (responsáveis por doenças como câncer) e por neutralizar a oxidação das gorduras do corpo.

    Benefícios

    • Pele
    • Sistema Imunológico
    • Prevenção de Doenças Cardiovasculares
    • Ação Anti-Inflamatória

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Amêndoa
    • Abacate
    • Amendoim
    • Avelã
    • Pistache
    • Semente de Girassol
  • Zinco

    O zinco participa no sistema imunológico, na divisão celular, no desenvolvimento reprodutivo e o cuidado da pele e ferimentos.

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    Zinco

    As funções do zinco no organismo abrangem desde a participação no sistema imunológico, até a divisão celular, o desenvolvimento reprodutivo e o cuidado da pele e ferimentos. As principais fontes alimentares de zinco incluem ostras, carne bovina (principalmente as vísceras, como fígado e rins), frutos do mar, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas e leite.

    Benefícios

    • Maior imunidade
    • Restabelecimento da pele e ferimentos
    • Regulação do Sistema Endócrino

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Caranguejo cozido
    • Ostras
    • Cereal matinal milho
    • Mingau em pó
    • Feijão carioca preto
  • Vitamina A

    Trazer benefícios para o sistema imunológico e tem função antioxidante.

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    Vitamina A

    Além de trazer benefícios para o sistema imunológico e ter função antioxidante, a vitamina A é um nutriente essencial ao ser humano, sobretudo nos momentos de crescimento e desenvolvimento. A vitamina A é encontrada em fontes de origem animal (fígado, gema de ovo e produtos lácteos) e em fontes de origem vegetal como óleos, frutas e vegetais.

    Benefícios

    • Sistema imunológico mais forte
    • Auxilia no desenvolvimento dos ossos

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Couve
    • Mamão
    • Agrião
    • Cenoura
  • Vitamina D

    A vitamina D é essencial para uma eficiente absorção de cálcio e fósforo

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    Vitamina D

    A vitamina D é essencial para uma eficiente absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. A luz solar ativa a ação da vitamina D no organismo. Alguns alimentos são fontes desse nutriente.

    Benefícios

    • Sistema ósseo
    • Sistema Imunológico

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Suco natural de laranja
    • Óleo de fígado de peixe
    • Salmão grelhado
    • Cavalinha grelhada
    • Atum enlatado em salmoura
    • Fígado de boi frito
    • Margarina fortificada
    • Cereal matinal fortificado
    • Ovo de galinha
  • Vitamina E

    A vitamina E tem função antioxidante que combate os radicais livres e neutraliza a oxidação das gorduras do corpo.

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    Vitamina E

    A vitamina E destaca-se por sua função antioxidante que combate os radicais livres (responsáveis por doenças como câncer) e por neutralizar a oxidação das gorduras do corpo.

    Benefícios

    • Pele
    • Sistema Imunológico
    • Prevenção de Doenças Cardiovasculares
    • Ação Anti-Inflamatória

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Amêndoa
    • Abacate
    • Amendoim
    • Avelã
    • Pistache
    • Semente de Girassol
  • Cálcio

    O cálcio é um dos principais minerais constituintes dos ossos.

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    Cálcio

    O cálcio é um dos principais minerais constituintes dos ossos, o qual é responsável pela “dureza” e por garantir resistência e proteção aos tecidos moles. Nosso esqueleto é o principal reservatório no organismo, uma vez que abriga, juntamente aos dentes, 99% do total de cálcio do corpo.

    Benefícios

    • Fortalecimento dos ossos

    A principal fonte de cálcio para a maioria das pessoas é o leite e seus derivados, uma vez que apresentam elevada quantidade por porção e já fazem parte da mesa dos brasileiros. As verduras verdes escuras, como a couve e alguns frutos do mar, como determinados peixes, são consideradas fontes alternativas, mas em geral necessitam que maiores porções sejam ingeridas para que a necessidade seja atingida.

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Leite
    • Queijos
    • Tofu
    • Ovo Cozido
    • Brócolis
    • Espinafre
    • Couve
    • Sardinha
    • Semente de Gergelim
    • Soja
    • Lentilha
    • Linhaça
    • Grão de bico
  • Ferro

    Necessário para o normal transporte de oxigênio no corpo.

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    Ferro

    Necessário para o normal transporte de oxigênio no corpo, o ferro é componente de inúmeras proteínas (incluindo a hemoglobina), contribuindo para a normal produção de energia e eliminação de químicos indesejáveis no organismo.

    Benefícios

    • Transporte de oxigênio e formação do sangue
    • Sistema imunológico

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Peixes
    • Carne Bovina
    • Tomate
    • Aves
    • Beterraba
    • Couve-Flor
    • Limão
    • Laranja
    • Mamão
    • Abóbora
  • Fósforo

    O fósforo é muito importante para manter ossos e dentes saudáveis.

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    Fósforo

    Assim como o cálcio, o fósforo é muito importante para manter ossos e dentes saudáveis, além de ser indispensável para o funcionamento adequado do sistema nervoso. Em geral, alimentos ricos em proteína também possuem grandes quantidades de fósforo. Boas fontes desse mineral são carnes, aves, pescados, ovos, vísceras, leite e derivados, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais.

    Benefícios

    • Bom funcionamento do cérebro
    • Auxílio na formação de proteínas
    • Construção óssea
    • Fornecimento de energia

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Soja
    • Amêndoa
    • Leite Desnatado
    • Castanha-do-Pará
  • Magnésio

    Possui ação anti-inflamatória, anti-infecciosa, e atua no crescimento e regeneração de tecidos.

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    Magnésio

    Possuindo ação anti-inflamatória e anti-infecciosa, o mineral também atua no crescimento e regeneração de tecidos. Com o envelhecimento, a quantidade do nutriente no organismo tende a diminuir. O magnésio está presente em alimentos vegetais verde-escuros, legumes, peixes, oleaginosas, leite e derivados, cereais integrais e cacau.

    Benefícios

    • Saúde Óssea e Cardiovascular
    • Regulação dos níveis de açúcar
    • Absorção de outros nutrientes

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Tofu
    • Amêndoa
    • Avelã
    • Semente de Abóbora
    • Caju
    • Nozes
  • Potássio

    Proporciona o equilíbrio hidroeletrolítico e é responsável pelo bom funcionamento dos músculos e das células nervosas.

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    Potássio

    Proporcionando o equilíbrio hidroeletrolítico, o nutriente também é responsável pelo bom funcionamento dos músculos e das células nervosas, ajudando a prevenir doenças. Frutas e as hortaliças são excelentes fontes do mineral. Mas, vale ressaltar que o cozimento em água promove redução significante da quantidade de potássio. Portanto, recomenda-se que esses alimentos sejam consumidos preferencialmente crus ou, quando não for possível, que sejam cozidos com o mínimo de água ou utilizando-se a técnica de cozimento no vapor, para minimizar perdas. As carnes, os produtos lácteos e os cereais também contêm quantidades relevantes de potássio.

    Benefícios

    • Redução da Pressão Arterial
    • Produção e Manutenção de Energia
    • Equilíbrio do Metabolismo
    • Bom funcionamento da transmissão nervosa e músculos

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Laranja
    • Abacate
    • Mamão (formosa)
    • Banana (nanica)
    • Uva (rubi)
    • Melão
    • Couve manteiga crua
    • Cenoura crua
    • Queijo minas (frescal)
  • Sódio

    O sódio é um mineral que tem como principal função auxiliar no equilibrio dos líquidos corporais.

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    Sódio

    O sódio é um mineral que tem como principal função auxiliar no equilibrio dos líquidos corporais. Deve-se, no entanto, evitar seu consumo abusivo, uma vez que o excesso de sal também pode causar alterações na pressão arterial. Para adultos saudáveis recomenda-se a redução da ingestão para o máximo de 2.000mg de sódio (equivalente à 5g de sal), podendo ser uma recomendação menor para os hipertensos.

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Sal de cozinha
    • Alimentos industrializados
  • Zinco

    O zinco participa no sistema imunológico, na divisão celular, no desenvolvimento reprodutivo e o cuidado da pele e ferimentos.

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    Zinco

    As funções do zinco no organismo abrangem desde a participação no sistema imunológico, até a divisão celular, o desenvolvimento reprodutivo e o cuidado da pele e ferimentos. As principais fontes alimentares de zinco incluem ostras, carne bovina (principalmente as vísceras, como fígado e rins), frutos do mar, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas e leite.

    Benefícios

    • Maior imunidade
    • Restabelecimento da pele e ferimentos
    • Regulação do Sistema Endócrino

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Caranguejo cozido
    • Ostras
    • Cereal matinal milho
    • Mingau em pó
    • Feijão carioca preto
  • Fibras

    As fibras promovem melhor digestão e aumentam a saciedade.

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    Fibras

    As fibras promovem melhor digestão e aumentam a saciedade. A ingestão de Fibras Alimentares está relacionada à redução de risco de desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, câncer de cólon retal, síndrome do cólon irritável, constipação e diverticulose

    Benefícios

    • Promove a absorção de nutrientes
    • Redução colesterol

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Hortaliças e tubérculos
    • Cereais
    • Leguminosas
    • Frutas
  • Proteína

    Proteínas constituem um dos componentes essenciais da dieta.

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    Proteína

    Proteínas constituem um dos componentes essenciais da dieta, sendo o seu consumo necessário ao longo de toda a vida. São os principais componentes estruturais e funcionais de todas as células do corpo, e responsáveis pelo funcionamento de todo o organismo, tais como participar da construção e manutenção dos tecidos musculares.

    Benefícios

    • Construção e manutenção dos tecidos
    • Formação de hormônios e anticorpos

    As principais fontes de proteínas são alimentos de origem animal, não apenas por sua quantidade, mas principalmente pela qualidade nutritiva da proteína.

    ONDE VOCÊ PODE ACHAR?

    • Arroz
    • Grão de bico
    • Leite em Pó
    • Iogurte
    • Filé de peito de frango
    • Carne moída refogada
    • Feijão
    • Ovo de galinha cozido
    • Bisteca de porco
    • Soja Crua