Palavra do especialista

jan 20, 2017, 09:41 by David Nunes

A partir dos 50 anos ocorrem transformações normais do envelhecimento no corpo, afetando o metabolismo ósseo e muscular. Mudanças como síntese proteica muscular 30% menor, alteração na capacidade mastigatória junto a inatividade física e menor exposição ao sol (deficiência de vitamina D) podem acelerar esse processo. Nos ossos, por exemplo, após os 50 anos perde-se massa óssea. O risco de sofrer algum tipo de fratura por osteoporose ao longo da vida é muito maior em mulheres do que em homens. O metabolismo muscular também sofre alterações relevantes: o declínio dos músculos por década é de 8% a 10%.

 

Como manter ossos e músculos fortes com o passar do tempo

 

Ossos e músculos são a base da nossa sustentação e precisamos mantê-los fortes e saudáveis para alcançarmos um bem-estar no envelhecimento. Para tanto, alguns nutrientes podem nos ajudar nessa empreitada. Vitaminas e minerais como cálcio e vitamina D são muito importantes, pois realizam a mineralização óssea, além da manutenção de ossos e dentes. Tudo isso é nada mais, nada menos, do que a “saúde” dos nossos ossos. Outro nutriente importante é a proteína, pois ela irá auxiliar na construção e manutenção dos tecidos e recuperação muscular. Vale a pena fazer exames periódicos, principalmente dos níveis de cálcio e vitamina D para não ter nenhuma surpresa, afinal, eles são a nossa estrutura para um envelhecimento saudável!

 

Como chegar na melhor idade com saúde

 

Para chegarmos bem na melhor fase da vida precisamos nos preparar: praticar exercícios frequentes (sempre orientado por um profissional habilitado), uma alimentação balanceada, mente ativa e exposição controlada ao Sol são ferramentas essenciais. E, para aproveitar com mais vitalidade, conte com Nutren Senior, um suplemento alimentar que contribui na ingestão de nutrientes importantes para ter mais saúde após os 50 anos.

Gostou das dicas? Decubra outros artigos de Nutren Senior. Para acessar, clique aqui